TEXTOS CULTURAIS


Escreve-se internet com minúscula ( AFA )

Ortografia e a internet
 
Internet agora se escreve em minúsculas - decretou a Wired,  talvez a mais prestigiosa revista de tecnologia do mundo. Em outubro passado, o editor de copidesque da Wired já havia eliminado e-mail sem hífen, por entender que o processo de formação de palavras por aglutinação leva hífen e que "email" era fruto apenas de preguiça e pressa. Agora, ele argumenta que não há, de fato, nenhuma razão lógica ou ortográfica para que palavras como internet, web e net sejam escritas em maiúsculas. E nunca houve.

Na verdade, existe uma cultura, muito em voga em círculos  empresariais, de que tudo que é importante deve estar em maiúsculas. E, naturalmente, o que é importante para um não é importante para outro. Presto consultoria de conteúdo para grandes empresas, revisando os textos de seus sites e material de divulgação e criando manuais internos de redação e estilo. Exemplo de uma frase típica: "O Gerente do Departamento deverá estar enviando à Empresa uma cópia autenticada do Contrato." Ou seja, parece alemão. E quando digo que nenhuma letra dessa frase deveria estar em maiúsculas, a não ser o "o" inicial, a equipe interna fica possessa, acha que estou sendo desrespeitoso com o gerente, com o departamento e com a empresa.

O editor da Wired está certo. Iniciativas como a dele são  importantes para sacudir a língua e nos fazer refletir sobre os motivos por trás das convenções estilísticas. Além disso, por ser um veículo-líder, podem ficar certos que criará um efeito em cascata, pela imprensa e pela internet (observem a última frase: não ficaria estranho imprensa em minúsculas e internet em maiúsculas?)

Discuti esse assunto com os leitores do meu blog e um deles  disse: "Na minha aula de redes de computadores na faculdade, aprendi que internet (com minúscula) significa duas redes interconectadas e Internet (com maiúscula) é a grande rede como a conhecemos, por isso chamar a Internet de Internet." Faz sentido, mas acontece que é a mesma coisa. Só muda o tamanho. Se seguirmos por essa lógica, carro e apartamento vão ser em minúsculas e Cobertura e Caminhão em maiúsculas.

Eu admito: sempre escrevi Internet em maiúsculas e agora, por  iniciativa da Wired, vou mudar. Certo estava o "Manual de Redação" aqui da TRIBUNA DA IMPRENSA, que sempre grafou internet em minúsculas.

Tribuna de Imprensa, coluna assinada por Alexandre Cruz Almeida
 

Voltar