De: "Theresa Catharina de Góes Campos"
Data: Sun, 19 Jun 2005 19:25:32 -0300
Para: "Faustino Vicente"
Assunto: Agradeço a sua fidalguia, a sua cortesia, o seu incentivo.

Estimado Dr. Faustino Vicente:
Agradeço a sua fidalguia, a sua cortesia de pessoa culta e educada (...).
Muito obrigada, também, por suas palavras de incentivo.
Nosso trabalho - o meu, o seu - são a nossa contribuição à sociedade. Damos o que temos de melhor!
Que Deus continue nos abençoando, para que esse esforço diário jamais esmoreça!
Abraços cordiais de
Theresa Catharina

De: "Faustino Vicente"
Data: Sun, 19 Jun 2005 07:00:54 -0300
Assunto: Re: Obrigada pelo envio de mais um excelente e atual artigo
Re: RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ilma. Dra.
Professora Theresa Catharina
Muitísismo grato (...). A sua receptividade, para com as minhas reflexões, já se encontra na minha galeria de troféus - o lado esquerdo do meu peito. Parabéns pela excelência do trabalho que desenvolve. Que o domingo amanheça sorrindo para a senhora e para os seus familiares.
Atenciosamente
Faustino Vicente - Jundiaí (Terra da Uva) SP


From: Theresa Catharina de Góes Campos
To: Faustino Vicente
Sent: Saturday, June 18, 2005 7:05 PM
Subject: Obrigada pelo envio de mais um excelente e atual artigo Re: RESPONSABILIDADE SOCIAL


Ilmo. Dr. Faustino Vicente:

Mais uma vez devo lhe agradecer por nos ter enviado um excelente e atualíssimo artigo.

(...) Quanto ao seu texto, me agradou sobremaneira, por ser católica praticante (tento ser, com a graça de Deus); e será colocado, na próxima atualização: no Blog da Jornalista (www.theresacatharinacampos.com), no www.arteculturanews.com ( seções Agenda, Artigos e Espiritualidade ), assim como no www.noticiasculturais.com ( seções Editoriais e Intercâmbio ).

No momento, informo que Walter está de férias, somente regressando para atualizar nossos sites no final deste mês.

Abraços cordiais e os agradecimentos de

Theresa Catharina


PROFETA DO TERCEIRO SETOR
Faustino Vicente *

O século passado notabilizou-se por importantíssimas descobertas científicas e por fantásticas inovações tecnológicas,acontecimentos que provocaram constantes transformações no mundo dos negócios e no estilo de vida das pessoas. Diante desse desafio os executivos passaram a reavaliar os fundamentos subjacentes da missão,visão,valores e políticas de suas empresas objetivando maximizar o grau de satisfação dos acionistas,clientes,funcionários e parceiros estratégicos.Uma das iniciativas que ganhou força nas últimas décadas foi a da responsabilidade social ou Terceiro Setor. A ação de voluntários em módulo educacional é o caminho mais eficaz para reduzir a desigualdade social - chaga viva da sociedade contemporânea. As congregações religiosas são,reconhecidamente, referências históricas no exercício da caridade - uma das virtudes teologais.

Nesta oportunidade destacamos a SSVP - Sociedade São Vicente de Paulo - instituição católica internacional (de leigos) fundada,em 1833,pelo então jovem Antonio Frederico Ozanam (1813-1853),em Paris.Foi professor da Universidade de Sorbonne, faleceu aos quarenta anos e deixou uma obra social singular. A sua exemplar vida espiritual lhe rendeu a beatificação,em 1997,pelo então Papa João Paulo II.Baseada em princípios cristãos,a SSVP tem como grandes metas a espiritualidade de seus membros, a evangelização do próximo e a promoção social e econômica,dos excluídos.As ações vicentinas, podem ser notadas na gestão de creches,hospitais,casas de repouso para idosos e nas visitas domiciliares aos assistidos, em campanhas humanitárias, nas atividades paroquiais e, especialmente, nas atividades diárias da sua célula mater - as chamadas Conferências Vicentinas.

A visão empreendedora do seu fundador foi responsável pela expansão do movimento nos cinco continentes e pelos seus cento e setenta e dois anos de existência. Quantas empresas da iniciativa privada,administradas por geniais executivos, conseguiram essa longevidade histórica? O segredo? Ela é orgânica,não mecânica. Ozanam - profeta do terceiro setor - viveu dois séculos à frente do seu tempo.A SSVP pode agregar valor ao gerenciamento de empresas de todos os portes e segmentos,pois tem na sua essência fundamentos organizacionais exemplares.Senão,vejamos. As atividades das reuniões semanais das Conferências Vicentinas têm os procedimentos padronizados, que encerram uma certa semelhança com as normas ISO (Organização Internacional para Normalização) - uma das "ferramentas" da qualidade total, que pode ser sintetizada na seguinte frase: escreva o que e como você faz, e faça como você escreveu. Exemplo? Receita de bolo.A metodologia de prevenção e solução de problemas utilizada, lembra o CCQ - Círculos de Controle da Qualidade - técnica criada em 1962 pelo saudoso Prof.Kaoru Ishikawa. São equipes de trabalho que caracterizam a gestão interativa.Exemplo? Jogo de vôlei.

A revolução dos meios de comunicação, e a mobilização evolutiva da sociedade, levarão a classe política e empresarial à oferecer provas reais,até 2015, das ações práticas que estão desenvolvendo para a melhoria dos indicadores, das oito metas do milênio.Essas metas, estabelecidas em 2000 na ONU, por 191 países signatários, são:erradicar a fome e a extrema pobreza; universalizar o ensino básico; promover a igualdade entre os sexos; conter a mortalidade infantil; melhorar a saúde da mulher; combater as doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.

A tendência do mercado é o surgimento de um consumidor que passe à adquirir produtos e serviços de qualidade comprovada, não apenas pelo marketing social da empresa, mas pela postura ética, e pelo compromisso com a Qualidade de Vida, que ela evidenciar.

*Faustino Vicente - Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos -

e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.(011) 4586.7426 - Jundiaí (Terra da Uva) - SP