Ciclo “Woody Allen”

 

de 01 a 06 de março

 


Material adicional
Celebrity


Dirigindo no Escuro

O Escorpião de Jade

Igual a Tudo na Vida

A Cinemateca Brasileira realizará entre os dias 01 e 06 de março, um ciclo dedicado ao cineasta norte-americano Woody Allen. Composto por seis títulos, produzidos entre os anos de 1973 e 2003, o ciclo oferece uma pequena, mas significativa, parcela da obra do cineasta, que possui em sua filmografia mais de 50 filmes. Mais ilustre representante da escola cômica nova-iorquina, compôs para o cinema um personagem que entrou para a mitologia hollywoodiana: um homem franzino e narigudo, desajeitado, extremamente tímido e neurótico. Socialmente, um intelectual que vive na sociedade americana mas sente-se continuamente fora dela. É por meio deste personagem – comum a todos os seus filmes - que o diretor tece uma sátira aos valores da sociedade americana.

Do saxofonista congelado e novamente trazido ao mundo dois séculos depois em O dorminhoco ao cineasta fracassado de Dirigindo no escuro, o ciclo oferece ao espectador a oportunidade de acompanhar parte da trajetória de um dos cineastas mais instigantes da atualidade.

 

 

Núcleo de Programação

 

Sala Cinemateca

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

próxima ao Metrô Vila Mariana

Maiores Informações pelos telefones: 5084-2177 (ramal 210) ou 5081-2954

ingressos:  R$ 8,00 (inteira)

                   R$ 4,00 (meia-entrada)

 

Atenção: Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.  

 

Programação:

 

01/03 (terça-feira)

 

14h10   Poderosa Afrodite

16h00   Dirigindo no escuro

 

02/03 (quarta-feira)

 

15h00   O dorminhoco

16h45   Poderosa Afrodite

18h35   Celebridades

20h40   Igual a tudo na vida

 

03/03 (quinta-feira)

 

14h55   O dorminhoco

16h45   O Escorpião de Jade

18h40   Igual a tudo na vida

20h45   Dirigindo no escuro

 

04/03  (sexta-feira)

 

15h15   Celebridades

17h20   Poderosa Afrodite

19h10   Dirigindo no escuro

21h15   O Escorpião de Jade

 

05/03 (sábado)

 

15h25   Dirigindo no escuro

17h25   Celebridades

19h30   O Escorpião de Jade

21h20   Igual a tudo na vida

 

06/03  (domingo)

 

14h45   Igual a tudo na vida

16h50   O Escorpião de Jade

18h45   Celebridades

20h50   Poderosa Afrodite

 

 

Fichas técnicas e sinopses:

 

Celebridades (Celebrity), de Woody Allen

Estados Unidos, 1998, 35mm, cor, 109’

Elenco: Joe Mantegna, Kenneth Branagh, Leonardo DiCaprio, Melanie Griffith

Sinopse: Com um incrível elenco de estrelas, esta aclamada comédia lança um divertido olhar sobre os prazeres e as armadilhas da fama e da fortuna. Após o divórcio, as vidas de um impaciente escritor e sua inibida ex-esposa decolam inesperadamente em direções distintas. Enquanto Lee explora o lado selvagem de sua liberdade, Robin começa uma improvável transformação: de uma neurótica professora escolar para uma sofisticada apresentadora de um talk show.

 

Dirigindo no escuro (Hollywood Ending), de Woody Allen

Estados Unidos, 2002, 35mm, cor, 112’

Elenco: Téa Leoni, George Hamilton, Treat Williams, Woody Allen

Filme de abertura do festival de Cannes em 2002

Sinopse: Val Waxman é um genial cineasta vencedor de dois Oscar, mas que não faz sucesso há anos. Ellie, sua ex-mulher, é a namorada do poderoso produtor de um grande filme, que indica Val para dirigi-lo. Pouco antes de começar as filmagens, ansioso com a oportunidade de voltar aos grandes dias, ele adquire uma estranha cegueira psicológica. Ajudado por um intérprete chinês e sem saber o que está fazendo, Val inicia as filmagens e engraçadas confusões começam a acontecer.

 

O dorminhoco (Sleeper), de Woody Allen

Estados Unidos, 1973, 16mm, cor, 90’, versão original em inglês

Elenco: Woody Allen, Diane Keaton, John Beck, Mary Gregory

Sinopse: Um saxofonista que foi congelado em 1973 é trazido de volta 200 anos depois por um grupo contrário ao poder vigente, que tenta derrubar o governo opressor. No entanto, ele quer conhecer este novo mundo, mas as inúmeras modificações ocorridas nestes dois séculos colocam-no em diversas confusões.

 

O Escorpião de Jade (The curse of the Jade Scorpion), de Woody Allen

Estados Unidos, 2001, 35mm, cor, 102’

Elenco: Woody Allen, Helen Hunt, Dan Aykroyd, Charlize Theron

Sinopse: O Escorpião de Jade é a hilariante história do investigador de fraudes C.W. Briggs, um mestre na arte de desvendar golpes. Um belo dia ele volta para o escritório comemorando mais um feito quando encontra a obcecada Fitz, amante do dono da empresa Magruder. Ela tem ordens e poder para modernizar o local. Inicia-se assim uma guerra particular entre os dois. As armas são trocas de insultos e ofensas. Numa festa de aniversário, em uma boate, Briggs e Fitz são convocados a subir ao palco onde são hipnotizados pelo mágico Voltan. Sob efeito da hipnose, ao ouvir palavras de ordens como Madagascar e Constantinopla, a dupla abandona o que estiver fazendo e comete roubos de jóias arquitetados pelo mágico. Agora suas vidas estão de pernas para o ar e uma série de engraçadas situações começam a complicar a vida do pacato Briggs.

 

Igual a tudo na vida (Anything else), de Woody Allen

Estados Unidos/França/Inglaterra, 2003, 35mm, cor, 108’

Elenco: Jason Biggs, Woody Allen, Cristina Ricci, Stockard Channing

Sinopse: Jerry Falk, aspirante a escritor de Nova York apaixona-se à primeira vista por uma jovem volúvel e excêntrica chamada Amanda. Certa vez, Jerry comentou com um motorista de táxi sobre questões existenciais e o motorista observou que eram simplesmente “iguais a tudo na vida”. Porém, ele descobre rapidamente que, com a imprevisível Amanda, a vida não é, em absoluto, “igual a tudo na vida”.

 

Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite), de Woody Allen

Estados Unidos, 1995, 35mm, cor, 95’

Elenco: Woody Allen, Helena Bonham Carter, Steven Randazzo, Mira Sorvino

Sinopse: Em Nova York, um casal adota um menino e com o passar do tempo o pai decide saber quem é a mãe biológica do seu filho. Descobre que a mulher é uma prostituta e que ainda atua em filmes pornográficos. O enredo do filme é todo permeado pelas intervenções de um coro trágico grego.