www.estacaovirtual.com.br

 

O Pianista

Chega às telas o filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2002, O Pianista (Le Pianiste) , de Roman Polanski. O diretor, que no ano passado veio ao Rio de Janeiro para a pré-estréia do longa-metragem, que fez parte da Mostra Panorama, do Festival do Rio BR de 2002, contou, em uma entrevista coletiva, que o filme não se trata uma obra autobiográfica e que ele jamais exploraria sua vida pessoal para vender mais ingressos. Porém, a história do músico que escapa dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial não poderia deixar de ter alguns fragmentos de memórias da sua infância nas ruas de Varsóvia.

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman interpreta peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas.

Inspirado nas memórias do pianista, que escreveu o livro Death of a city, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas , e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família Szpilman para os campos de concentração.

Wladyslaw é o único que consegue fugir, e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que a guerra acabe. Um o oficial alemão o auxilia e o ajuda a sobreviver.

O filme recebeu sete indicações ao Oscar, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição, e duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme - Drama e Melhor Ator - Drama (Adrien Brody). No BAFTA, O Pianista foi o vencedor das categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Site oficial: http://www.thepianist-themovie.com