INTERCÂMBIO


Aeroporto de Frankfurt poderá ser um dos principais centros de conexões do A380

FRANKFURT, Alemanha, 28 de abril /PRNewswire/ -- Gerentes de aeroportos e de companhias aéreas do mundo todo estão se reunindo
hoje e amanhã em Frankfurt para discutir como o novo superjumbo Airbus
A380 mudará a aviação global. "Dando as Boas-Vindas ao A380" ("Welcoming the A380") é o lema desta conferência exclusiva, a primeira dedicada exclusivamente ao A380. A Fraport AG está patrocinando o evento de dois dias.
O presidente do comitê executivo da Fraport AG, Dr. Wilhelm Bender, cumprimentou esta manhã os aproximadamente 150 participantes da conferência. Em seu discurso, o Dr. Bender enfatizou que, desde o início dos anos 90, a Fraport AG tem firmemente acreditado neste avião de fuselagem ampla de próxima geração. Inaugurado em 1994, o Terminal 2 do Aeroporto de Frankfurt foi concebido desde o início para aviões com as dimensões do A380.
O Dr. Bender salientou que o Aeroporto de Frankfurt "está a caminho de se tornar um dos principais centros de conexão para o superjumbo A380". Esta próxima geração de jatos causará grande impacto na indústria de aviação, da mesma maneira que o "jumbo" Boeing causou há um quarto de século.
O Frankfurt Airport (FRA) estará devidamente preparado em tempo. Até meados deste ano, o Terminal 2 do FRA terá uma posição de estacionamento de aeronave, disponível para receber os primeiros vôos-teste de rota do A380. Uma das duas pontes de passageiros nesta posição de estacionamento poderá se acoplar diretamente ao andar superior do superjumbo.
De acordo com os planos atuais, os primeiros vôos-teste de rota do A380 e do FRA estão antecipados a acontecerem já no final de 2005. Lufthansa, o principal cliente do Fraport, estará colocando em serviços o seu Airbus de dois andares em 2007; A Lufthansa já fez o pedido de um total de 15 A380. Portanto, o Aeroporto de Frankfurt servirá como a base da segunda maior frota de superjumbos no mundo, após Dubai.
Um pré-requisito para estacionar os superjumbos da Lufthansa no FRA é a criação de uma nova base de manutenção A380, que estará localizada no lado sul do Aeroporto de Frankfurt. Os pesquisadores de mercado da Fraport AG antecipam que o maior aeroporto da Alemanha estará atendendo cerca de vinte decolagens e aterrissagens de A380 diariamente a partir de 2010.
O novo sistema de pista do FRA não terá que ser modificado para
acomodar a nova geração de aviões. As duas pistas paralelas da Pista Norte do Frankfurt têm 60 metros de largura e atende o assim chamado "Airport Code F" (Código F de Aeroporto) para aviões da categoria do A380. A Pista Sul e a Pista 18 Oeste (utilizadas para decolagens apenas) ambas tem 45 metros de largura e têm acostamentos reforçados com 7,5 metros de largura do lado direito e do lado esquerdo. O FRA tem três pistas, todas com 4.000 metros de extensão. Especialistas da Fraport AG, bem como de todos os outros principais centros de transportes aéreos antecipam que o A380 seja certificado para tais pistas. Com relação às medidas sobre o espaço aéreo, o FRA necessitará apenas de novas marcações nas áreas de manobra (rampa), e as pontes de embarque de passageiros terão que ser adaptadas para as dimensões do A380. As áreas de manobra atualmente utilizadas para estacionar equipamento de manuseio em terra também terão que ser utilizadas para atender o A380 no futuro. No Terminal 2, haverá inicialmente duas posições de estacionamentos disponíveis para o A380 a partir de 2007. A disponibilidade da primeira destas posições já está antecipada para meados de 2006. Neste terminal, duas pontes de passageiros estão planejadas para atender o andar inferior do A380 e uma terceira ponte de passageiros para o andar superior. No Terminal 1, como uma primeira fase, existirão três posições de estacionamento compatíveis com o A380 que estarão disponíveis a partir de 2007.
As correspondentes salas dos portões de passageiros também deverão ser re-projetadas e aumentadas. Estas providências do A380, necessárias para ambos terminais de passageiros do FRA, envolverão um investimento total de cerca de 150 milhões de euros. Na rampa, novos e mais potentes veículos de reboque de aviões serão necessários para as longas viagens às instalações de manutenção, por exemplo. Novos caminhões de fornecimento de alimentos e veículos de elevação de cargas serão necessários para alcançar a elevação mais acentuada do andar superior do A380.
A Fraport AG tem mantido diálogo ativo com o Consórcio Europeu de Ônibus Aéreos (European Airbus Consortium) por muitos anos. Por exemplo, a experiência técnica do aeroporto tem auxiliado na influência de detalhes sobre a construção do A380 - para assegurar que o atendimento em terra se desenvolva tão tranqüilamente quanto possível. O objetivo é que o tempo em terra do A380 não exceda o tempo necessário para o jumbo B747.

Para Informações Adicionais, Por Favor, Contate:
Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide
Robert A. Payne, B.A.A.; Escritório de Imprensa (Dept. UKM-PS),
Comunicações Corporativas (UKM); 60547 Frankfurt am Main, Alemanha.
Tel.: +49 69.690.78547
Fax: +49.69.690.60548;
E-mail: r.payne@fraport.de

Internet: http://www.fraport.de
FONTE Fraport AG
28/04/2005
CONTATO: Robert A. Payne, Escritório de Imprensa B.A.A (Dept. UKM-PS), Comunicações Corporativas do Fraport AG Frankfurt Airport
Services Worldwide (Serviços de Aeroporto em Âmbito Mundial), Telefone: +49-69-690-78547, Fax: +49-69-690-60548, r.payne@fraport.de

Web site: http://www.fraport.de

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: CIA DE AVIAÇÃO
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: FRAPORT AG

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

Voltar