INTERCÂMBIO


A diferença pede licença - Letícia Thompson
De: "Leticia Thompson"
Data: Thu, 23 Jun 2005 07:36:13 +0200
Assunto: A diferença pede licença

"Foram apenas as oportunidades dadas pela vida para que a maturação comum pudesse ser dada; e para que cada qual pudesse e possa ser, cada vez mais, a expressão completa do outro, que é o seu eu amelhorado."

Bom-dia a todos!

Em 1995 foi produzido um filme franco-belga chamado "Le huitième jour" (O oitavo dia). Maravilhoso, engraçado, triste, esse filme relata a história da amizade entre um homem de negócios e um rapaz com a Síndrome de Down. A particularidade do filme? Pascal Duquenne, ator belga, tem realmente a Síndrome de Down. E quanto ele não nos fez rir, chorar e não nos emocionou enquanto ensinava a Daniel Auteuil a verdadeira beleza da vida e da amizade. Em 1996, merecidamente, os dois atores, em conjunto, ganhavam o prêmio de melhor interpretação. Daí se vê que quando se acredita em alguém, quando se dá oportunidade, os resultados surgem. Aplaudo de pé.

Nosso texto hoje fala sobre a diferença. Há alguns dias recebi um e-mail que, com licença a Eduardo Sena, que me enviou, transcrevo uma parte abaixo:

"Ilustríssima Letícia Thompson,

Meu nome é Eduardo Sena, sou músico e arte- educador da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, desde 1992. Venho desenvolvendo, desde de 1992, projetos pedagógicos que têm como objetivo atender, incondicionalmente, a todos os alunos. Não só aqueles que possuem necessidades especiais, mas também, alunos com situações sociais excludentes- educação inclusiva.
Participam do projeto aproximadamente 300 alunos. 20% são alunos com necessidades especiais (deficientes), 50% são alunos com dificuldades de leitura e escrita."

Aqui vai, Eduardo, minha pequena colaboração ao seu maravilhoso trabalho. O bom da internet é que podemos tocar as pessoas em todos os lugares ao mesmo tempo e desejo que esse texto toque. Você, continue esse trabalho, nunca desista! Talvez os homens não vejam a grandeza da sua alma e daqueles que te ajudam, mas Deus, certamente, vê. Que Deus te dê coragem suficiente para levar adiante o projeto Todas as Vozes e o mundo te agradece.

E eu vou ficando por aqui. Estarei no Brasil, Espírito Santo, de 30 de junho a 22 de julho. Férias bem merecidas (eu creio!) depois de quatro anos longe da minha família. Voltarei com as atualizações em agosto. Vou sentir saudade de vocês, muita mesmo.

Até lá, que Deus continue abençoando e protegendo a cada um de vocês!

Obrigada pelos convites, pelo apoio, pelo carinho, pelas visitas, pela presença... pelo amor, que percebo em tantos e-mails que recebo!

Até breve, se Deus quiser!

Um forte e carinhoso abraço,

Letícia

www.leticiathompson.net
 

Voltar