INTERCÂMBIO


Exemplo de sucesso financeiro

Reunião geral anual da Fraport de 2005: Dr. Bender - Fraport continua a trilhar o caminho do sucesso em 2005

-- Reunião geral anual com cifras recordes para 2004

-- Os dividendos sobem para 75 centavos de euro

-- A expansão do Aeroporto de Frankfurt é uma prioridade nacional

FRANKFURT AM MAIN, Alemanha, 1 de junho /PRNewswire/ -- "2004 foi um ano proeminente em todos os sentidos", declarou o presidente do conselho executivo da Fraport AG, Dr. Wilhelm Bender, no início da sua apresentação durante a Reunião Geral Anual deste ano em Frankfurt-Hochst. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer todos os funcionários da companhia: "Todos os funcionários do Fraport trabalharam arduamente e com grande motivação durante o ano passado, para transformar a acentuada renovação do tráfego aéreo mundial, em excelentes resultados financeiros para nós".

Com extraordinárias cifras, Bender substanciou a sua apresentação que a Fraport -- a companhia que possui e administra o Frankfurt Airport (FRA), -- está trilhando um caminho de muito sucesso. Os rendimentos do Grupo Fraport registram um aumento de quase 9 por cento, chegando a 2 bilhões de euros. A cifra de passageiros nos seis aeroportos do Grupo Fraport registrou um aumento de 9,2 por cento, para cerca de 77 milhões em 2004. A tonelagem de carga atendida nos aeroportos do Grupo apresentou um crescimento de 11,7 por cento, chegando a exceder 2,2 milhões de toneladas métricas. Com 136,4 milhões de euros, o lucro do Grupo ultrapassou o nível do ano anterior em 18,4 por cento.

No final de 2004, cerca de 26.209 pessoas estavam empregadas no Grupo Fraport, incluindo 16.604 somente no Aeroporto de Frankfurt -- o principal local da companhia. O aumento de 1.717 pessoas na mão de obra foi atribuído principalmente à subsidiária do Fraport, a ICTS Europe, a principal provedora de serviços de segurança em aeroportos na Europa. A ICTS Europe opera com muito sucesso no mercado alemão através de sua subsidiária FIS GmbH, com sede em Kelsterbach, próximo ao FRA.

Bender disse também aos acionistas que a Fraport continuará a agir com seriedade no futuro em termos de "suas responsabilidades sociais como um empregador". Porém, Bender explicou que a companhia "se depara com uma crescente pressão sobre os custos, os quais devem ser absorvidos com medidas adequadas".

Portanto, o conselho executivo assinou na semana passada o assim chamado "Pact for the Future 2010" (Pacto para o Futuro 2010) com o conselho do trabalho da Fraport. Fundamentalmente este pacto estipula uma flexibilidade maior no horário de trabalho para criar estruturas mais competitivas. Em retorno, o conselho executivo da Fraport prometeu que não haverá qualquer dispensa determinada operacionalmente até 2010.

No Jahrhunderthalle em Frankfurt-Hochst, o presidente do conselho executivo da Fraport AG anunciou que o Fraport planeja assinar um novo contrato de atendimento em terra em longo prazo antes do final de junho com a Deutsche Lufthansa, sua principal cliente. A Lufthansa -- que se uniu ao Fraport numa "parceria de sistema" de muito sucesso por décadas -- está também sentindo uma enorme pressão sobre os custos. Portanto, as concessões de preços de atendimento em terra são inevitáveis.

Bender descreveu o aumento nos preços de ações da Fraport como extremamente encorajador. O preço das ações apresentou um aumento de quase 38 por cento em 2004 e estará adquirindo outros 5 por cento durante o ano atual, até agora. Ele antecipa que o preço das ações do Fraport "aumente ainda mais". O conselho executivo e o conselho supervisor da Fraport estão recomendando a Reunião Geral Anual para elevar o pagamento do dividendo, de 44 centavos de euro em 2003, para 75 centavos de euro por ação no ano fiscal de 2004.

Com respeito à expansão do Frankfurt Airport, Bender enfatizou que agora se torna imperativo assegurar em longo prazo as capacidades de serviços do aeroporto mais ativo da Alemanha. É difícil imaginar a Alemanha como uma localidade competitiva de negócios sem a adequada infra-estrutura de aviação. Bender denominou a expansão da capacidade do FRA, direcionada pela demanda, como uma "prioridade nacional".

De acordo com Bender, o Fraport antecipa que o número de passageiros no Frankfurt Airport registre um aumento de cerca de três por cento no ano atual. Antecipa-se que o lucro do Grupo para 2005 seja nitidamente mais elevado do que em 2004. As razões incluem o aumento sub-proporcional contínuo em mão de obra e em custos não relacionados com mão de obra devido ao gerenciamento rigoroso dos custos. Isto foi conseguido graças a grande ajuda obtida através do atual programa de aperfeiçoamento de eficiência do Fraport, que resultou num total em economias de 87 milhões de euros desde 2002.

Bender concluiu o relatório do conselho executivo durante a Reunião Geral Anual deste ano afirmando que a Fraport continua a trilhar um caminho de muito sucesso em 2005. O presidente do conselho descreveu a declaração de balanço social como extremamente sadio e os negócios operacionais como solidamente rentáveis. "Estamos agora concentrando toda a nossa energia na expansão programada do Frankfurt Airport".

Para informações adicionais, por favor, contate: Fraport AG, Robert A. Payne, B.A.A Escritório de Imprensa (Departamento UKM-PS) Comunicações Corporativas (UKM), 60547 Frankfurt am Main, Alemanha Telefone: 69-690-78547; Fax: 69-690-60548 E-mail: r.payne@fraport.de Internet: http://www.fraport.de

FONTE Fraport AG 01/06/2005 CONTATO: Robert A. Payne da Fraport AG, +69-690-78547, ou Fax, +69-690-60548, ou r.payne@fraport.de Web site: http://www.fraport.de BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: FRAPORT AG

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.
 

Voltar