Dr. RICHTER e a Ciência na Medicina

Theresa Catharina de Góes Campos, jornalista, escritora e professora universitária

Médico formado pela Universidade de Passo Fundo-RS, e com especializações em Homeopatia e Medicina Ortomolecular , ambos os cursos realizados em 1995 (Campinas-SP), Dr. Artêmio Olívio Richter é um profissional da saúde dedicado à naturopatia.

O Holodiagnóstico pela coluna, técnica desenvolvida em pesquisas e experiências pessoais, "permite o diagnóstico da maior parte das doenças de modo simples, barato e descomplicado." (pág.11)

Com o Dr. Bernard Jensen (Califórnia, EUA) fez, em 1996, cursos de Iridologia e Naturopatia.

Autor da obra " Guia de Tratamentos Naturais", Dr. Richter lançou, recentemente, " A Ignorância da Ciência na Medicina " , obra abrangente, de interesse para os profissionais da saúde e os pacientes. Nela, demonstra como vem desenvolvendo um sistema naturopático, de modo a beneficiar a comunidade, oferecendo-lhe oportunidades de cura e melhoria de suas condições físicas e mentais.

Dr. Richter também denuncia, em seu novo livro, as grandes e contínuas perseguições que sempre sofreu, por quase 20 anos, por defender tratamentos alternativos. Aponta setores da mídia, políticos e funcionários que se colocam diretamente a favor de objetivos financeiros, contribuindo para a adoção de um sistema químico-cirúrgico, ao invés de canalizar os recursos necessários ao sistema naturopático.

"Enquanto o sistema químico-supressivo-cirúrgico vigente deve ser usado somente nas urgências, o sistema naturopático alternativo deve ser usado para o tratamento dos problemas simples de saúde e nas doenças crônicas. A Ciência precisa descer do alto da sua arrogância, parar de servir a interesses econômicos, pesquisar e adequar as terapias alternativas, no sentido de incorporá-las à Medicina Tradicional, pois o modelo de saúde defendido por ela (como sendo o único) está alicerçado em falsos princípios e, ao invés de levar à cura, está aumentando as doenças." (pág. 20)

Os capítulos são escritos de forma direta e compreensível, facilitando o acesso ao conhecimento que o Dr. Richter objetiva divulgar. Sobre Geoterapia, por exemplo, ele explica o uso medicinal de terras, argilas, areias e lamas, lembrando as práticas dos índios e povos primitivos, ensinando como fazer cataplasma, banhos de lama ou areia, além de estabelecer algumas normas para a aplicação da argila. " A terra pura é um laboratório de vida, dela tudo nasce, à ela tudo que é morto retorna e ressurge da vida." (pág.155)

Nos mínimos detalhes, a Hidroterapia é abordada, seja banho de tronco, fricção com toalha molhada, banho alternados dos pés, etc. Tanto os desenhos, como a especificação de recipiente, temperatura e duração dos procedimentos, ajudam a compreensão do tratamento.

Sobre a Magnetoterapia, Dr. Richter afirma: " Quando utilizamos a água magnetizada, ela passa a agir sobre os íons, arrastando consigo os que estão desarmônicos, eliminando-os pelos órgãos eliminatórios do organismo. Portanto, a água magnetizada tem poder de desintoxicar o organismo." (pág.167)

A Iridologia, muito bem ilustrada no livro, tem informações sobre toxinas, gases tóxicos e outras causas de infecções hospitalares/ complicações resistentes a medicamentos, inclusive, antibióticos.

O Capítulo III , que indica fórmulas e dosagens para tratamentos alternativos, começa com a observação de que o objetivo não é a automedicação, e sim, oferecer opções eficazes:

" permitem diminuir e até evitar o uso de drogas químicas que deprimem as defesas imunológicas, causam dependência e intoxicam o organismo. O diagnóstico médico correto é indispensável. " (pág. 65)

As orientações alimentares são direcionadas, também, ao tipo sangüíneo, indicando as escolhas benéficas, nocivas e neutras disponíveis; sugestões de cardápio que proporcione saúde no dia-a-dia; ensinando combinações de alimentos; apontando os erros mais freqüentes na rotina de lanches e refeições. Há, também, dietas especiais para algumas doenças. Pode-se consultar, ainda, tabelas de minerais, vitaminas. E um quadro explicativo sobre metais tóxicos.

A todos que sofrem – doentes ou presenciando, convivendo com a dor do próximo, Dr. Richter dirige palavras alentadoras:

" Não há doença que resista a um tratamento natural", realizado de acordo " com os princípios da Naturopatia, desde que se dê as condições necessárias ao organismo e o devido tempo." (pág. 30)

Vamos confiar nos vastos conhecimentos de Dr. Richter, incansável em sua dedicação ao ideal de promover um sistema de saúde naturopático, do qual todos nós podemos nos beneficiar, inclusive se, saudáveis, estamos empenhados em assim nos conservarmos.

Serviço:

www.tratamentosalternativos.com.br