ATIVIDADES FÍSICAS - Para viver melhor


AULAS DE NATAÇÃO EM SÃO PAULO

Atendendo à minha solicitação, a Professora Juliana E. Taroda Gomes, proprietária da Academia Health Club, que funciona no Hotel Blue Tree Towers Paulista, me recomendou, para um programa intensivo de aulas individuais de natação, o Professor Emerson Corona ( CREF 1393G-SP ), enfatizando se tratar de profissional " de extrema competência ".

Professor de Educação Física, é Pós-Graduado em Condicionamento Físico para Grupos Especiais e Reabilitação Cardíaca pela UniFMU (Universidade Faculdades Metropolitanas Unidas-São Paulo), instituição onde cursou a graduação e pós-graduação.

A missão que lhe cabia não era nada fácil: ensinar a nadar corretamente uma pessoa como eu, que completei 60 (sessenta) anos e preciso perder peso.

Isso sem falar nos medicamentos controlados que tomo diariamente. E sem esquecer do meu histórico de câncer recidivo e quimioterapia...
Além dos problemas enfrentados, desde o início do ano passado, no joelho direito (edema e posterior rompimento do menisco).

Quando completamos mais de 20 (vinte) aulas, com uma hora de duração, o Professor Emerson decidiu registrar em filme o meu progresso ( palavras dele), inclusive para me indicar o que fazer para corrigir alguns erros em movimentos básicos, fundamentais a uma boa prática da natação.

No relatório que escreveu para os meus médicos, o Professor explicou:

" as aulas são compostas de aquecimentos das articulações exigidas para a atividade do dia.
Nas primeiras semanas foi um trabalho de iniciação aos nados crawl, costa e " peito" ( o nado peito ela só executa o movimento dos braços, devido à lesão no joelho direito).

Teve uma melhora muito boa na qualidade técnica, e nestas últimas semanas, começamos um trabalho de condicionamento físico, respeitando os seus limites; ao término das aulas, fazemos uma volta à calma, com caminhadas na água e, também, alongamentos de membros inferiores e superiores.

A aluna teve uma melhora significativa, tanto na qualidade técnica como na resistência cardio pulmonar, pois, antes de começar as aulas de natação, não fazia a respiração correta e, com as aulas, isso lhe foi exigido, passando então a ter um trabalho de condicionamento físico."

O Professor Emerson Corona realizou o pequeno filme com objetivos didáticos, registrando como eu estava nadando, num processo de avaliação dos resultados obtidos com as aulas. E visando chamar a minha atenção para a necessidade de corrigir, por exemplo, o movimento de saída para o nado, que eu ainda não executava corretamente, por não fazer uma ação inicial simultânea de colocar a cabeça e o braço na água no momento da largada.

São detalhes que enfatizam a importância de se ter a supervisão de um profissional especializado, de cuja eficiência e dedicação dependemos para nosso aprendizado.

De minha parte, espero que o relato dessa minha experiência de atividade física seja um incentivo para que muitas outras pessoas procurem colocar, na sua rotina diária, a busca de uma vida mais saudável.

Aos professores Juliana E. Taroda Gomes e Emerson Corona, deixo aqui registrados os meus agradecimentos por todo o bem que fizeram à minha pessoa, num ato de reconhecimento e gratidão.

Analisando as imagens do filme realizado pelo Professor Emerson Corona*, percebe-se como a piscina do Hotel Blue Tree Towers Paulista proporciona um ambiente agradável para a Academia Health Club e a prática da natação. A visão das árvores emoldurando o local é um elemento tranqüilizador, esteja o céu nublado ou ensolarado. Uma verdadeira dádiva de alegria e paz.

Theresa Catharina de Góes Campos
São Paulo, 03 de março de 2005

(*Professor Emerson Corona - tel. (11)9331-5869;

e-mail: health-club1@yahoo.com e ecorona@ig.com.br)

> Clique para conhecer o hotel

> Vídeo aula 01
> Vídeo aula 02
> Vídeo aula 03

 
Folder de divulgação da Academia e do hotel

Voltar