ESPETÁCULOS


DÉCIMA EDIÇÃO DO PROJETO CULTURAL-AMBIENTAL “ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE” ACONTECEU DIA 18 DE JULHO EM CAMPINAS (SP)

Apresentação da OSMC com repertório de compositores brasileiros

Aconteceu no dia 18 de julho/04, na Concha Acústica da Lagoa do Taquaral, em Campinas, a décima edição do projeto cultural e de conscientização ambiental “Acorde para o Meio Ambiente”. Idealizado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, “Acorde para o Meio Ambiente” visa aproximar a população de parques em áreas urbanas, oferecendo simultaneamente concerto de música erudita com peças conhecidas e atividades paralelas de integração com a natureza e de educação ambiental.

O concerto de música erudita, com repertório formado exclusivamente por composições de músicos brasileiros, ficou a cargo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas conduzida por seu maestro titular, o regente Cláudio Cruz. Serão executados a Abertura da Ópera “Il Guarany”, o prelúdio da Ópera “Maria Tudor”, a abertura da Ópera “Salvador Rosa” e o prelúdio da Ópera “Joanna de Flandres”, todas de Carlos Gomes; Calanguinho e Lundu, ambas de J.E.Gramani; Batuque, de Alberto Nepomuceno; Congada, de Francisco Mignone; e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, além do Hino Nacional Brasileiro que abre a apresentação.

Quem abre a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é o Grupo de Choro Cultura, Arte e Vida. Formado por alunos do Projeto Tocar, uma das iniciativas sociais desenvolvidas pela Refinaria de Capuava – unidade de negócios da Petrobras no ABC, eles interpretaram: Choro Antigo, Lamento, Tico-tico no Fubá e Aquarela do Brasil.

“Nosso objetivo não é tornar o parque um palco de apresentações de música erudita. Queremos utilizar esta atração para fazer com que as pessoas se integrem ao espaço. Por este motivo reunimos várias ações paralelas em um mesmo momento”, explica Jussara Gontow, diretora da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos. Uma destas ações paralelas é o Espaço Ver De Criança. “Reservamos uma área para o entretenimento infantil acompanhado de uma equipe especializada de monitores. Enquanto os pais apreciam o concerto, as crianças participam de atividades lúdicas, que incluem oficinas de ecologia com material reciclado e jogos voltados à questão ambiental. Desta forma estamos conscientizando as crianças e integrando-as ao meio”, explica Jussara.

Outra ação paralela é a presença de Organizações Não- Governamentais (ONGs) que apresentam seus projetos. Buscando dividir esta ação de responsabilidade social com o público que vai ao Taquaral foi solicitado como ingresso a doação de um quilo de alimento não-perecível a ser encaminhado para o Projeto Fome Zero. “Esta doação não é obrigatória. Mas já sabemos, por edições anteriores, que as pessoas que vêm ao “Acorde para o Meio Ambiente” sentem satisfação em participar também desta forma: doando alimentos para o Fome Zero.

Esta edição de “Acorde para o Meio Ambiente” conta com o patrocínio da Petrobrás, Wal Mart, Comgas, Petroquímica União, Unipar, Carbocloro, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Corn Products e Rádio Eldorado.

“Acorde para o Meio Ambiente”
Data: 18/07/04

Horário: 16h

Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral

Apresentação: Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Regência: Maestro Cláudio Cruz

Hino Nacional Brasileiro
Abertura da Ópera “Il Guarany”
Prelúdio da Ópera “Maria Tudor”
Abertura da Ópera “Salvador Rosa”
Prelúdio da Ópera “Joanna de Flandres”
Calanguinho – J.E.Gramani
Lundu – J.E.Gramani
Batuque – Alberto Nepomuceno
Congada – Francisco Mignoni
Dança Brasileira – Camargo Guarnieri

“ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE”: o projeto cultural e ambiental “Acorde para o Meio Ambiente” chega à sua décima edição. Ele teve início durante o Dia do Meio Ambiente em 2003. A data é comemorada em 6 de junho. Durante este período houve edições em São Paulo, Campos do Jordão, Campinas, Ilha Bela e Cubatão. Contando com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo Cultural, o projeto foi desenvolvido pela Pró Cultural Marketing Cultural e Eventos com o objetivo de aproximar a população dos parques públicos, integrando-as ao meio e oferecendo música de boa qualidade.

“A nossa intenção está atingindo os objetivos. Tornar mais assíduos os que já freqüentam os parques e levar quem nunca foi. Números expressivos como o aumento de visitantes que aconteceu no próprio Jardim Botânico, em São Paulo, que saltou de 800 visitantes em um final de semana para seis mil nos finais de semana seguintes ao evento, aponta o êxito do projeto”, afirma a diretora da Pró Cultura.

A próxima edição do “Acorde para o Meio Ambiente” será no dia 29 de agosto, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com a Orquestra do Maestro Diogo Pacheco.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS: em 1929 um grupo de cidadãos resolveu fundar em Campinas uma sociedade que teria por meta reunir os músicos dispersos na cidade e manter acesa chama da música sinfônica na cidade. A meta da Sociedade Sinfônica Campineira era criar e manter uma orquestra de caráter amador. Assim foi criada a Orquestra Sinfônica Campineira, cuja estréia ocorreu no dia no dia 15 de novembro do mesmo ano no Cine-Teatro São Carlos, sob a regência do maestro Salvador Bove. Mais tarde o grupo passou a ter uma estrutura semi-profissional, contando com músicos amadores e outros profissionais que trabalhavam sem vínculo empregatício, e só se juntavam à orquestra em dias de concerto. Essa situação perdurou até 1974 quando foi decidida a criação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, agora com uma estrutura profissional mantida exclusivamente pela Prefeitura Municipal de Campinas. O primeiro regente foi o maestro Benito Juarez que se manteve à frente do grupo durante 25 anos. Após sua saída, foi designado o maestro Aylton Escobar, até que em novembro de 2003 assumiu como maestro titular, Cláudio Cruz, escolhido a partir de uma lista tríplice resultado da votação direta dos músicos.

GRUPO DE CHORO CULTURA, ARTE & VIDA: resultado da dedicação dos alunos do Projeto Tocar, uma das iniciativas sociais desenvolvidas pela Refinaria de Capuava – unidade de negócios da Petrobras no ABC. Formado há menos de um ano, o grupo já definiu seu estilo predileto: o Chorinho, embora também faça incursões por outros ritmos brasileiros. No repertório, entre outras músicas do cancioneiro popular, estão “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Carinhoso” e “Choro Antigo”, de Pixinguinha, e “Odeon”, de Valdir Azevedo. Entre as inúmeras apresentações feitas pelo grupo, as mais importantes foram no Festival de Inverno de Paranapiacaba e no Teatro Municipal de Mauá. O grupo Cultura, Arte & Vida é formado por sete integrantes: Silas, (violão), Kleberson (clarinete), Eric (pandeiro), Fábio (surdo), Janderson (tantan) e Eduardo (cavaquinho). O mestre que rege a garotada é o professor Bira Azevedo,

O Projeto Tocar é dirigido aos adolescentes que têm afinidades com a música e instrumentos musicais. Nas aulas, eles aprendem vários estilos brasileiros, como Samba e Choro. O projeto é, também, o passo inicial para uma futura carreira na área musical.

Os participantes foram selecionados no Programa de Criança, ação social desenvolvida pela Refinaria de Capuava desde 1996, com o objetivo de promover e acompanhar o crescimento integral da criança e do adolescente carentes, buscando melhorar sua qualidade de vida na sociedade.

O programa busca também a suplementação escolar formal, com reforço escolar, práticas esportivas, alimentação, oficinas profissionalizantes, atividades lúdicas e exames médicos periódicos. A participação, tanto no Projeto Tocar quanto nos outros desenvolvidos pela refinaria, está condicionada ao bom desempenho escolar.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: criada em 86, suas atribuições se traduzem em uma tarefa gigantesca: preservar o que resta das áreas verdes que recobrem o Estado, gerenciar 700 quilômetros de litoral, administrar uma centena de unidades de conservação, proteger a fauna ameaçada, cuidar da qualidade do ar, das águas e do solo, promover a educação ambiental, combater processos de erosão, licenciar distritos industriais, fiscalizar desmatamentos, demarcar terras indígenas, avaliar impactos ambientais de novos empreendimentos, estimular o ecoturismo, utilizar os recursos naturais de forma a garantir que as gerações futuras também o possam fazer. Estão sob responsabilidade da Secretaria o Instituto Florestal, a CETESB e o CONSEMA.

PRÓ CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS: há dez anos no mercado, a agência de comunicação, cria e desenvolve projetos culturais, sociais e educacionais.

Especializada no fortalecimento de imagem de marca e produto por meio de planos de marketing cultural, social, ações promocionais e de relacionamento para empresas. Utiliza ferramentas como o marketing cultural, o marketing social e as mais variadas ações personalizadas para potencializar a imagem de empresas, a venda de produtos e o relacionamento com a comunidade interna e externa. Além disso, assessora Institutos e Fundações desde o seu nascimento, incluindo estatuto e missão, entre outros itens, até o desenvolvimento de formas de auto sustentabilidade. Atende produtores culturais para análise de viabilidade de negócio com ou sem leis de incentivo.

Atua com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e promoção social, além de especialistas nas áreas tributária, fiscal e contábil.

“Acorde para o Meio Ambiente”
Data: 18/07/04

Horário: 16h

Local: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral – Taquaral

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 1.671

Apresentação:

Grupo de Choro Cultura, Arte & Vida

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Fone para informações: (11) 5096-1124

PRO CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS

www.proculturacomunicacao.com.br

fone: (11) 5096-1124

Informações para a imprensa:

Pellini Comunicação

e-mail: pellinicomunicacao@terra.com.br

Priscila Pellini

Fone: (11) 37350044/9092

Cel: (11) 8181-8420
 

Voltar