EDITORIAIS


Sobre o desrespeito aos Autores - Fátima Irene

(...)
Juro que, se eu fosse vc, eu não repassaria absolutamente nada sem autoria. É tão simples digitar o título ou uma frase no Google e descobrir!
Sabe, isto me indigna não somente pela subtração do nome do autor/autora, mas pelo fato de que esses textos são recolhidos da rede, viram livros, viram CDs comercializados à revelia , são traduzidos para outros idiomas e editados em outros países, geram lucros e dividendos para editoras e gravadoras desonestas... e o autor, onde fica?
Vamos lá. (...) Faça uma campanha discreta mas incisiva em prol dos direitos autorais.
Se todo mundo colaborar a gente moraliza a Net.
Outro dia minha manicure chegou com uma msg que havia recebido na igreja que freqüenta. Realmente era uma linda mensagem para o dia das mães ( sem autoria) da Silvia Schmidt.
Quando dou palestras nas escolas, vejo lindos textos afixados por todo canto.
Autoria??? Não consta! São obras-primas tiradas da Net.
Quando eu ainda estava no Banco, a seção de Recursos Humanos costumava mandar um boletim para os 14.000 funcionários. Eram mensagens edificantes.
Autoria? Não constava. Cheguei a receber o meu próprio texto "Solidão" e tive que fazer inúmeras ligações para que colocassem não só o meu nome, mas o nome nas demais mensagens que de imediato eu reconheci.
E fica só nisso? Não!
Quantas vezes recebemos por e-mail um texto de um autor famoso.Era dele? Não era!!! Era de um autor recente e ainda sem fama, apesar de excelente. E então fica mais fácil tirar seu nome e colocar Fernando Pessoa, Chico Xavier, Shakespeare, Dalai Lama, Madre Tereza - C.Chaplin... aí parece que o texto ganha mais peso, mais credibilidade.
Isto é reALLmente desanimador.
Perdoe-me o desabafo mas acho inadmissível tudo isso e sinceramente ando perdendo a vontade de escrever e até mesmo de manter o site no ar.
www.fatimairene.com/mensagem/artistas_deixam_marcas.htm
Bjs da
Fátima Irene
www.fatimairene.com
 

Voltar