EDITORIAIS


Wall Street

A temática da ambição financeira como a meta a ser atingida, rapidamente e por quaisquer meios disponíveis é o drama abordado em "Wall Street" (Wall Street - EUA, 1987 - Oliver Stone - 125 min.), tendo como protagonistas: Michael Douglas (Oscar de Melhor Ator), Charlie Sheen, Daryl Hannah, Martin Sheen.

Ainda no elenco: Hal Holbrook, Terence Stamp, Sean Young, Sylvia Miles, James Spader e Saul Rubineck.

Destaques: direção, interpretação, roteiro, temas (atuais, realistas) e personagens.

Os segredos da Bolsa de Valores tornam-se o motivo de uma relação que seria do tipo mestre e aluno, entre um milionário experiente e um jovem corretor muito ambicioso. Como se deixam dominar pela atração do dinheiro, da condição de amigos passam a rivais, atuando com perigo no mercado de ações, desobedecendo, ignorando leis e normas do sistema financeiro.

Ambos cobiçam, também, a mesma mulher...

O corretor que decide fazer "tudo o que é preciso", sem limites éticos, foi educado numa família em que pai e mãe praticam princípios morais, dando exemplo de integridade nas palavras e ações. Como operário, o pai (Martin Sheen) vivencia dificuldades sócio-econômicas, todavia, em nenhum momento se considera humilhado por ter pouco dinheiro, enfrentar problemas trabalhistas na fábrica. Ou por não ter estudado tanto quanto o filho, que seria grande motivo de orgulho para os pais, se a origem de seu novo status financeiro pudesse ser explicado como proveniente de meios honestos.

Filme para jovens e adultos refletirem sobre o seu papel no mercado profissional e na sociedade contemporânea, reconhecendo, identificando valores e anti-valores, capazes de transformar a vida afetiva e profissional de acordo com o grau de coragem com que se dispuserem a trabalhar e a viver.

Quando o desfecho demonstra que a impunidade não permitirá a continuação da desonestidade, o que permanece de positivo é a solidariedade amorosa dos pais. Não aceitam os erros do filho; aceitam a sua justa punição, oferecendo-lhe, entretanto, o bálsamo de seu amor , a sua presença carinhosa, para que não fique, como ser humano, entregue ao desespero da solidão, comum aos que perdem seus bens materiais e se vêem abandonados pelos falsos amigos.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo Abril Vídeo/CBS -Fox e, ainda, Fox Home Entertainment.)


De: "Theresa Catharina de Góes Campos"
Data: Fri, 20 May 2005 19:14:43 -0300
Para: "Alessandro"
Assunto: Muito obrigada por seu depoimento de leitor/visitante!Re: comentário sobre Wall Street


Prezado leitor/visitante Alessandro:

Muito obrigada por seu depoimento de leitor/visitante.

Escrevi sobre " Wall Street - Poder e Cobiça " porque se trata de um filme realista, atual, com personagens que cedem às pressões da cobiça por dinheiro e poder, mas, sobretudo, porque também mostra que outras pessoas são éticas, vivem segundo princípios morais, ainda que isso seja difícil.

O mal é visível, infelizmente. Quanto ao bem, muitas vezes depende de nossa reflexão crítica poder enxergá-lo, sobrevivendo entre as ruínas da sociedade ruidosa, exibicionista.

Vou acrescentar esta nossa troca de correspondência ao meu comentário sobre Wall Street (Filmes-Comentários, no site www.arteculturanews.com), no Blog da Jornalista Theresa Catharina (www.theresacatharinacampos.com) e nas seções Editoriais/Intercâmbio e Artes Cênicas-Cinema (www.noticiasculturais.com). Estou enviando ao webmaster Walter Rodrigues Ferreira, para que seja incluída na próxima atualização dos meus sites.

Foi um prazer receber sua mensagem. Afinal, quem lê os meus textos, me conhece...não em minha presença física, e sim, no que tenho de melhor, no exercício da minha vocação de jornalista.

Que Deus nos abençoe!

Theresa Catharina


De: "Alessandro"
Data: Fri, 20 May 2005 19:05:56 -0300
Assunto: comentário wall street


Oi,

Li seu texto sobre o filme Wall Street e gostei muito...

Engraçado, vi esse filme no inicio dos anos 90, quando saiu em vídeo, lembro que gostei muito..Hoje estou operando na bolsa via home broker, e vi um comentário de um colega de orkut, e acabei lembrando do filme; não deu outra, já comprei o dvd e só estou esperando chegar...Para esquentar um pouco o desejo de ver o filme, procurei resenhas na internet, e o seu comentário estava entre elas...

Como disse outro investidor:

"O mercado financeiro é um ninho de cobras em que você é um ratinho que foi jogado lá dentro para alimentá-las, ou você vira um rato que come cobras ou é melhor desistir".

Desculpa mandar mensagem assim sem te conhecer, só quis opinar um pouco... rs
Um abraço.
Alessandro
 

Voltar