EDITORIAIS


Uma pesquisa global de recrutadores de pessoal revela que deverá aumentar a demanda por capacidades de múltiplos idiomas entre os executivos sênior

O bilingüismo já é 'crucial' para o sucesso na Europa, Ásia/Pacífico e América Latina, e é de importância crescente na América do Norte

LOS ANGELES, 18 de janeiro /PRNewswire/ -- A habilidade de falar mais de um idioma é crucial para ser bem-sucedido em negócios na Europa, Ásia/Pacífico e América Latina, de acordo com aproximadamente nove entre cada dez (88 por cento) dos recrutadores de executivos das regiões que concluíram a sexta edição do Índice Trimestral de Recrutador de Executivos (Executive Recruiter Index). A pesquisa foi divulgada hoje pela Korn/Ferry International (NYSE: KFY), a principal provedora de pesquisa de executivos e soluções de desenvolvimento de liderança.
Aproximadamente 85 por cento dos recrutadores na Europa, 88 por cento dos recrutadores na Ásia e 95 por cento dos recrutadores na América Latina "concordam fortemente", ou então "concordam de certa forma" que ser pelo menos bilíngüe é crucial para ser bem-sucedido no ambiente atual de negócios. Entre os recrutadores na América do Norte, tal percentual foi de apenas 34 por cento.
Apesar destas diferenças regionais, os recrutadores de todos os lugares concordam que em dez anos, será "mais importante do que hoje" para os executivos serem pelo menos bilíngüe (Europa -- 74 por cento; Ásia -- 72 por cento; América Latina -- 79 por cento; América do Norte -- 66 por cento). Eles reportaram também que existe uma "vantagem competitiva significativa" para os executivos que são multilíngües -- isto é, falam mais de dois idiomas fluentemente (Europa - 66 por cento; Ásia -- 52 por cento; América Latina -- 79 por cento; América do Norte -- 49 por cento).
Em termos de quais capacidades de idioma estrangeiro estão em demanda mais freqüente pelos empregadores, recrutadores na Ásia, Europa e América Latina escolheram o inglês com preponderância, quando solicitados para escolherem até três idiomas (88 por cento). Os recrutadores na América do Norte selecionaram espanhol (79 por cento), francês (43 por cento) e chinês mandarino (30 por cento).
"Estas descobertas sugerem que, embora o inglês permaneça o idioma dominante dos negócios internacionais, os executivos multilíngües, notadamente têm uma vantagem competitiva", disse Paul C. Reilly, presidente do conselho e CEO da Korn/Ferry International. "E isto apenas tende a aumentar com a contínua globalização do comércio e da força e presença crescente de nações emergentes".
A pesquisa verificou também quais os tipos de trabalho que pedem por executivos bi/multilíngües com mais freqüência. Globalmente, Produtos de Consumo, Varejo e Roupas (38 por cento), Tecnologia (34 por cento) e Serviços Profissionais (31 por cento) foram os setores mais comumente citados pelos respondentes, os quais foram solicitados para selecionar até três setores industriais. Com respeito as áreas funcionais onde executivos bi/multilíngües são necessitados com mais freqüência, Marketing e Vendas (37 por cento), Presidente ou Gerente Geral (23 por cento) e CEO (14 por cento) ficaram no topo da lista.
As respostas dos recrutadores foram mistas quando lhes foi perguntado o que é mais vantajoso para um executivo: ser bi/multilíngüe ou ter uma graduação mais avançada (por exemplo, Mestrado em Administração de Empresas, formação jurídica, Ph.D (Doutorado). Tanto na Europa, como na América Latina, um número maior de recrutadores selecionaram "ser bi/multilíngüe" (Europa -- 42 por cento; América Latina -- 58 por cento); na América do Norte a resposta mais freqüente foi "ter uma graduação avançada" (63 por cento); e recrutadores na Ásia disseram que "depende da área funcional/indústria" (40 por cento).

Metodologia
O Executive Recruiter Index foi baseado numa pesquisa trimestral de 185 consultores da Korn/Ferry International, que atendem as maiores corporações do mundo e organizações sem fins lucrativos. Esta pesquisa foi conduzida on-line, dentro das Américas, Europa e Ásia/Pacífico, entre 27 de outubro e 11 de novembro de 2004.

Sobre a Korn/Ferry International
A Korn/Ferry International, com 70 escritórios em 35 países, é a principal provedora de pesquisa executiva e de soluções de desenvolvimento de liderança. Com sede em Los Angeles, a firma se associa com os clientes em âmbito mundial para entregar inigualáveis pesquisas de nível sênior, avaliação de gerenciamento, treinamento e desenvolvimento, e serviços de recrutamento de gerenciamento médio através de sua subsidiária Futurestep. Para mais informações, visite o Web site da Korn/Ferry International em http://www.kornferry.com ou o Web site da Futurestep em http://www.futurestep.com .
FONTE Korn/Ferry International
18/01/2005
CONTATO: Mídia, Ásia-Pacífico, Marta Grutka, +65-6231-6215, ou marta.grutka@kornferry.com; ou Reino Unido, Sarah Tovey, +44-0-20-7404-5959, ou kornferry@brunswickgroup.com; ou Europa e as Américas, Stephanie Cohen, +310-226-2645, ou stephanie.cohen@kornferry.com,
todas da Korn-Ferry International
Web site: http://www.futurestep.com
http://www.kornferry.com
(KFY)


BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: KORN/FERRY INTERNATIONAL
 

Voltar