EDITORIAIS


25 de novembro de 2004

POLÍTICA; SOCIAL

Envolvendo a juventude brasileira na democracia

OTTAWA, 25 de novembro /PRNewswire/ -- Com fundos recebidos do International Development Research Centre (IDRC) do Canadá, dois institutos brasileiros de pesquisas e um centro de estudos canadense, irão em breve lançar uma iniciativa de um milhão de dólares que objetiva entender melhor como motivar a juventude brasileira a participar no processo democrático.
Em dezembro, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e o Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (POLIS), servindo-se da experiência do Canadian Policy Research Network (CPRN), iniciarão o trabalho em um estudo inovador que examina como a juventude urbana do Brasil vê o futuro do seu país e como eles acham que irão participar. A visão coletiva dos jovens, articulada nos resultados das pesquisas, inspirará debate local, estadual e nacional. Influenciará também, o desenvolvimento e implementação contínua de programas públicos para a juventude.
"O projeto Juventude Brasileira e Democracia exemplifica o que pode ser feito para atender alguns dos objetivos de cooperação técnica delineados no proposto Plano Comum de Ação para Fortalecimento da Relação Brasil-Canadá," disse Federico Burone, Diretor Regional, Escritório Regional para a América Latina e Caribe, IDRC. "Este projeto contribuirá aos objetivos dos brasileiros de inclusão social, redução da desigualdade, promoção dos direitos e deveres dos cidadãos e fortalecimento da democracia através da troca de conhecimentos e modelos."
Assim como outras democracias modernas, o Brasil enfrenta o desafio do declínio na participação do cidadão nos processos políticos locais e estaduais. Esta falta de interesse é particularmente acentuada entre os jovens, os quais, no Brasil, representam grande parte da população. Um em cinco brasileiros está entre as idades de 15 e 24, enquanto que 80% moram em áreas urbanas carentes de recursos que necessitam.
Procurando consolidar o processo de democratização que começou em 1984, o Governo do Brasil está trabalhando em colaboração com organizações de sociedades civis para o empenho de seus cidadãos no desenvolvimento de programas de ação. Como parte deste compromisso, o governo federal objetiva envolver diretamente a juventude brasileira na identificação de desafios e de oportunidades com relação à pobreza, educação, emprego e saúde.
O International Development Research Centre (IDRC) do Canadá é uma das instituições líderes mundiais na geração e aplicação de novos conhecimentos para atender aos desafios do desenvolvimento internacional. Há mais de 30 anos, o IDRC tem trabalhado em colaboração com pesquisadores do mundo em desenvolvimento, na busca de recursos para a formação de sociedades mais saudáveis, mais justas e mais prósperas.

Informações:
Kristin Plater
CRDI
+1-613-236-6163, ramal 2570
kplater@idrc.ca
FONTE International Development Research Centre
25/11/2004
CONTATO: Kristin Plater, CRDI, +1-613-236-6163, ramal 2570, ou
kplater@idrc.ca

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: INTERNATIONAL DEVELOPMENT RESEARCH CENTRE

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira
responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não
implica em custo.
 

Voltar