EDITORIAIS


ARTES;SOCIAL

Latinos recebem os primeiros Prêmios de Paz para Artes e Cultura

O Orçamento Participativo do Brasil e o Dr. Antonio José Abreu da Venezuela recebem prêmios

NOVA YORK, 10 de setembro /PRNewswire/ -- Um educador musical venezuelano e uma organização brasileira não governamental receberam os primeiros Prêmios WCO: Prêmio de Paz para Artes e Cultura, oferecido pela World Culture Open ontem à noite durante uma cerimônia no Lincoln Center.
Os prêmios foram concedidos ao Orçamento Participativo do Brasil por Serviço Humanitário e o Dr. Antonio José Abreu da Venezuela recebeu o prêmio por Artes Criativas. Os vencedores recebem US$100.000 pelo trabalho deles na promoção da paz e reconciliação através das artes e da cultura. Os vencedores do prêmio foram selecionados entre os nomeados do mundo todo.
Em resposta à crescente divisão entre os povos de diferentes culturas e sociedades desde 11 de setembro, o World Culture Open iniciou uma campanha para aumentar o compartilhamento de artes e cultura entre nações e sociedades.
"Compartilhar arte e cultura é um pilar central no processo da paz", disse Michael Shank, um porta-voz para o World Culture Open. "A realidade é que existem mais oportunidades que nos une em nossa cultura, do que nos divide. Esperamos que através destes prêmios, possamos lembrar as pessoas que, embora possamos falar centenas de idiomas no mundo todo, todos nós compartilhamos um idioma universal da arte e da cultura".
O Dr. Abreu recebeu o prêmio de Artes Criativas por seu trabalho com a Orquestra Sinfônica Nacional de Jovens (National Symphony Youth Orchestra), que tem concedido a centenas de crianças venezuelanas de famílias de baixa renda, o acesso à música e a educação que aperfeiçoam a vida delas. Seus esforços têm inspirado iniciativas similares em outros países latino-americanos. O Orçamento Participativo recebeu o prêmio por Serviço Humanitário, como uma organização sem fins lucrativos que procura acabar com a marginalização de partes da população brasileira, permitindo que vozes de "setores sociais vulneráveis" sejam ouvidas pelo governo. O Orçamento Participativo tem auxiliado o setor de jovens-adolescentes conquistar sua própria representação no governo, possibilitando que os estudantes tomem parte em assembléias e eleições.
Os doze finalistas para os prêmios foram nomeados através do mundo todo, incluindo o Coral de Garotos de Harlem (The Boys Choir of Harlem) da Cidade de Nova York, Eloxochitl Ivonne M. Buendia Sanchez (México), Casa Alianza (América Central) e o Grupo de Teatro Catalinas Sur (Argentina).

World Culture Open é uma organização internacional sem fins lucrativos que cria inovações em paz e reconciliação entre pessoas e sociedades, através da celebração das diversificadas tradições culturais e artísticas do mundo. http://www.worldcultureopen2004.org
FONTE World Culture Open 10/09/2004
CONTATO: Beth George da Fenton Communications, +1-646-483-3312 - celular, bgeorge@fenton.com (Somente em inglês), para a World Culture Open Web site: http://www.worldcultureopen2004.org

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: DIVERSOS
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: WORLD CULTURE OPEN

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira
responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não
implica em custo.
 

Voltar