EDITORIAIS


CERRADO EM PERIGO

Uma grande manifestação a favor da vida do Cerrado aconteceu na Esplanada dos Ministérios entre os dias 9 e 10 de setembro e rompeu a madrugada do dia 11, quando se comemorou o Dia Nacional do Cerrado.

A Rede Cerrado, representada por diversas entidades sócio-ambientais organizou o evento, que incluiu mesa redonda, exposições de fotos artísticas e painéis científicos, feira de produtos típicos, passeata, espetáculos musicais e teatrais.

Pesquisas recentes indicam que pelo menos 53% do bioma Cerrado, que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados (22% do território brasileiro), já foram devastados. Se persistirem os atuais índices de degradação, em 30 anos deixará de existir o Cerrado - a mais rica savana do mundo.

Considerado o berço das águas, o Cerrado abriga córregos e rios formadores das principais bacias hidrográficas do continente sul-americano. Levantamento recente indica que, dos 12 rios que mais correm perigo no mundo, três recebem águas do Cerrado: Tocantins, Amazonas e Prata.

Ao lado dessas riquezas naturais, o Cerrado também abriga uma ampla diversidade cultural e social. Possui populações tradicionais com precioso conhecimento sobre o uso culinário e medicinal das plantas. Essas comunidades nativas se expressam de forma bastante criativa em festas e rituais, gerando inestimável acervo para a música, a dança, a literatura, o teatro.

Além de solicitar ações urgentes e efetivas a favor do bioma ameaçado, o Grito do Cerrado também defende a aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PEC) 115/95 e 150/95, que elevam o Cerrado e a Caatinga à categoria de Patrimônio Nacional.

Uma mesa redonda sobre os problemas do cerrado aconteceu no dia 09/09 no congresso nacional, e serviu para estimular os congressistas a reunirem a comissão formada para análise do Projeto de Emenda Constitucional-PEC do cerrado.

Para maiores informações sobre o Grito do Cerrado:

tel. 61 274 5449 (Fernando) ou Mara Moscoso (61) 9968-8355 e mara@funatura.org.br

Ajude o movimento ambientalista repassando este email para os seus amigos.
 

Voltar